Designer, qual a sua dor?

Hosted by IxDF Sao Paulo
Jun 27th, 2021
5:00pm - 7:00pm (UTC -03:00)
Online, https://meet.google.com/qfv-zqdw-chu, São Paulo, SP
12 IxDF Members (and some non-members) are attending
This is a free Local Group meet-up
Attendance is free.
You don’t have to be a member to attend.
What are Local Groups?
Local Groups will expand your career network—whether you are interested in learning new skills, finding job opportunities or looking for a new employee.
A Local Group is a group of people who, like you, are passionate about design. Local Groups organize meetings to get inspired, have fun and learn from one another.

Meet-Up Details

Oie!

Criei este segundo encontro online aqui pela IDF, para falarmos de assuntos relevantes no design. Para ser um encontro bem produtivo, queria saber de você, qual a sua dor (ou desejo) do momento. O que nos afeta, nos move. Vamos conversar?

Meet-Up Discussion

Designer, qual a sua dor? Organizei um encontro pelo GMeet no domingo, 27/6, das 17h as 19h para a gente trocar ideia. Acho que fica mais produtivo se falarmos sobre o que mais nos afeta no momento e por isso, pergunto: qual a sua dor (ou desejo) em relação a design? Pode ser algo sobre carreira ou sobre um projeto ou o que mais você achar importante. Sua vez de falar…

Bom, acredito que o intuito é seguirmos daqui né.

Sou Nicholas, trabalho como DesignOps e minha dor hoje é a falta de maturidade de design na minha e em outras empresas. Isso torna o “ser designer” bem mais complexo e joga a gnt em um lugar onde realizar e validar nosso rabalho se torna sempre mais complicado e moroso.

Obrigada pelo comentário, Nicholas!

Maturidade de design…é um dos nossos desafios, né? Vejo de duas perspectivas: 1. o ônus tedioso e irritante do não entendimento, adoção e valorização do design por parte de clientes e até pessoas do seu time. 2. o bônus de ser você a agente transformadora que vai criar abertura (ou aproveitar a que já existe) para transmitir a mentalidade, métodos e técnicas de design para as organizações. Conflitante. Transito entre momentos mais pra um ou mais pra outro.

Polêmica, polêmica, polêmica!

Hoje passo por esse desafio e costumo sempre interpretar como a opção dois. Ser agente de transformação na maturidade traz um contento profissional que somado com o valor do Design, pra mim, resulta em orgulho e muita motivação. E mesmo quando as coisas acabam pendendo pra 1, eu tento transformar isso em mais gás, mas lógico, todos temos grandes momentos de frustração. Acho que faz parte, né?

De acordo!

Só reforça a necessidade de desenvolvermos uma diversidade de skills (hard e soft) para não surtar no meio desse processo intenso que é ajudar a desenvolver a maturidade de design nas empresas.

Frustração e resiliência pra continuar. Tenho amadurecido a percepção do que é minha missão na ZUp. Conto pra vocês quando a gente se encontrar.

Creio que uma das maiores dores que tive foi justamente a frustração de lutar como time de design para sermos reconhecidos como peça fundamental para o desenvolvimento de produtos e no final voltarmos para o ponto zero. Por outro lado, quando a empresa reconhece e começa a ver os resultados de um bom processo de design é maravilhoso e muito empolgante.

Uma dor que tenho é a desvalorização do designer.

Ser designer vai muito além de técnica. Também é preciso conhecimento de muitas outras áreas, como a da psicologia.

Daí, quando vejo vagas, grande parte são com salários baixos que não valem o investimento que fizemos. Ou, quando tem o salário melhor, desejam que exercemos mais de um cargo. Por exemplo, ser designer e front-end.

Alguém também tem essa sensação? 

Please log in or join us to post comments in the discussion.